Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

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MARKETING PESSOAL - MAX GEHRINGER

Max Gehringer tornou-se conhecido por suas colunas em várias revistas, na rádio CBN e no programa Fantástico da TV Globo.
Começou sua carreira como office-boy . Graduou-se em Administração de Empresas. Foi escolhido como um dos 30 Executivos Mais Cobiçados do Mercado em pesquisa do jornal Gazeta Mercantil, em janeiro de 1999.
Em 1999, no auge de uma carreira bem-sucedida que o levou à direção de grandes empresas como Pepsi, Elma Chips e Pullman, Max Gehringer tomou uma decisão raríssima no mundo corporativo: abriu mão do poder e das mordomias de alto executivo para dedicar seu tempo a escrever e a fazer palestras pelo Brasil. Foi colunista das revistas Você S.A., Exame e VIP. Hoje escreve para a Época e Época Negócios.

Abaixo um video com suas dicas para um bom Marketing Pessoal


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Empresário: planejamento é a palavra-chave para contornar situações difíceis

Por Paloma Brito - Info Money


Parece consenso entre os empresários que o final de um ano e início do novo é momento para qualquer um ficar maluco. Mas você já parou para pensar que tudo isto, se não pudesse ser plenamente resolvido, poderia ao menos ser amenizado se você fosse uma pessoa mais organizada com as finanças de sua empresa?A dica é: dilua ao longo do ano os gastos extraordinários projetados, evitando, principalmente, ter que recorrer a empréstimos para financiar a dívida. Os juros costumam ser bastante elevados.Décimo terceiro salário e fériasO décimo terceiro salário basicamente equivale à fração de 1/12 por cada mês trabalhado na empresa. Considerando que o benefício corresponde a 100% do salário do seu funcionário, chegamos à conclusão de que uma poupança de 8,33% sobre cada salário o levaria a constituir uma espécie de fundo de reserva para o pagamento destas despesas. Não esqueça de adicionar à conta também os encargos provisionados.O valor das férias também equivale ao salário integral do trabalhador e seu cálculo é bem semelhante. A diferença é que a legislação trabalhista assegura o pagamento de um abono constitucional que equivale a 1/3 do valor de suas férias. Se você tem, por exemplo, R$ 1,5 mil a receber, terá, no final, R$ 2 mil, já que R$ 500 (1/3) se referem ao abono.Eventualmente o seu funcionário poderá solicitar o recebimento do abono pecuniário. Seu valor é o mesmo que o do abono constitucional: 1/3 sobre o valor das férias. Entretanto, os dias a serem gozados são reduzidos em 10 dias. Em outras palavras, isto significa que seu funcionário pode "vender" para sua empresa 10 dias de suas férias, ou 1/3, e não há como negar o pedido, caso seja mesmo feito em conformidade com a lei. São os direitos assegurados a seus trabalhadores.O provisionamento aqui deve ser feito da mesma forma, calculando a proporcionalidade do benefício em relação à cada mês trabalhado pelo seu funcionário dentro da empresa.Ninguém está livre da inadimplênciaPrevenir é melhor do que remediar, certo? Entao tenha mais cautela em suas vendas. É claro que você não vai abrir mão de facilitar o pagamento de seus produtos para alavancar as vendas, mas saiba fazer isto com critério. Ou seja, não venda para qualquer um!Tenha acesso às centrais restritivas de crédito para consultar eventuais cheques "frios". O investimento vale a pena. Dê importância aos sistemas de cobrança (sejam informatizados ou mantendo uma equipe para isto); exija o pagamento de entrada nas vendas parceladas etc; compare as informações de um cheque com o documento de identidade do emissor etc.Orientação adequadaAlém das despesas que mencionamos, as quais você tem condições de avaliar e provisionar o pagamento, existem ainda eventualidades como processos trabalhistas, rescisões de funcionários, reposição de equipamentos etc. Imagine tudo isto acontecendo de uma só vez? Seria o suficiente para "quebrar" qualquer pequena empresa com o caixa mal administrado.Não há dúvidas de que você tem pouco tempo disponível para resolver questões muito específicas. Neste sentido, busque auxílio de um consultor ou de seu próprio contador para ajudá-lo no processo. Qual a melhor maneira para administrar o seu caixa? Aplicar algum dinheiro e recorrer ao capital própria nestas situações, ou recorrer ao capital de terceiros para financiar os gastos? Certamente, quem entende mais do assunto saberá orientá-lo melhor.E não pense que você gastará horrores com tudo isto. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, oferece consultoria gratuita para empresários de micro e pequeno porte em todas as suas regionais. O contador você deverá ter, de qualquer maneira, então a idéia é saber aproveitá-lo melhor.Por último, não esqueça que você estará sendo assessorado de alguma forma, o que não significa que deverá abandonar a tarefa. O sucesso do seu negócio é fruto de todo um trabalho em equipe, mas tenha em mente sempre que tudo está sobre sua gestão, daí toda a importância de você ser cada vez mais um empresário dedicado.Mas, como estamos falando do seu patrimônio, nada de abandonar a tarefa. Esteja sempre atento a tudo e a todos na sua empresa pois, embora o sucesso possa ser atribuído a um trabalho em conjunto, realizado por toda sua equipe, é sob sua gestão que tudo deverá andar da melhor forma possível.

Boa sorte!

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"JOGO DE CINTURA" ?

Espaço reservado para postar situações embaraçosas do cotidiano, mas que, como um profissional da administração, devem ser resolvidas com eficácia.


O dia em que atendi um cliente que assoviava enquanto falava

Respeitar e ser útil ao cliente não significa fazer um atendimento sem graça. Humor é bom, mas com cuidado. Gosto de conversar. Novos clientes são na maioria das vezes ótimas fontes de bate-papo. Eles sempre trazem algumas histórias fascinantes, cada um do seu jeito muito próprio. Quando conheço a pessoa há algum tempo, é fácil transformar a conversa numa brincadeira. Isso ajuda a fazer o dia-a-dia no trabalho leve e manter o tempo passando rápido.
O cliente que às vezes chega tristonho vai embora sorrindo.
A brincadeira depende de um reconhecimento de pessoas apurado. Não dá pra generalizar piadinhas e tiradinhas. Fazer um cliente rir requer relevância. Precisa estar dentro do assunto que a pessoa gosta. Caso contrário, uma brincadeira inocente pode facilmente se transformar numa situacão ofensiva. E aí? Aí, adeus cliente.

Por Roberto Machado em Relaxe ( blog corporativo )