Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

As empresas mais admiradas no Brasil em 2001

A Carta Capital e a InterScience fizeram a sua quarta pesquisa anual junto a mais de 1000 executivos para saber quais as empresas mais admiradas no Brasil. Veja o ranking de preferência no quadro abaixo:

1º TAM
2º MICROSOFT
3º EMBRAER
4º COCA-COLA
5º GE-DAKO
6º NESTLÉ
7º VOTORANTIN
8º NATURA
9º GERDAU
10º AMBEV

O que leva alguém a admirar o outro e até mesmo eleger o concorrente? "Em geral admiramos as qualidades que gostaríamos de ter", diz Arão Sapiro, professor da Fundação Getúlio Vargas e consultor em estratégias competitivas e em gestão do conhecimento. Em outras palavras: a imagem campeã é aquela que as pessoas adorariam ver refletida ao se olhar no espelho.
O consultor resume em três os atributos básicos que hoje formam uma imagem admirável: relacionamento, risco e modernidade. Ou seja, relacionar-se bem com parceiros, funcionários, sócios, meio ambiente, comunidade, consumidor, fornecedores e distribuidores; ter a coragem de assumir riscos principalmente em circunstâncias adversas e estar sintonizado com as mudanças trazidas pela nova economia. "Todas as grandes vencedoras têm essas qualidades muito presentes em seu perfil", diz ele. Exemplos: a Natura ouve muito o mercado e relaciona-se diretamente com o consumidor final, o McDonald's tem encontrado novas maneiras de atuar com os franqueados, a GM tem uma relação muito boa com as concessionárias e o Itaú ganhou pontos em parceria com a America OnLine. Ivani Rossi, diretora de planejamento da InterScience, acrescenta mais um fator de peso à lista de Sapiro: a visibilidade. Que nada mais é do que a capacidade de projetar suas ações e qualidades para o público por meio de campanhas e patrocínios. Mas, diz ela, a visibilidade, embora necessária, não é suficiente: "É o caso da Telefonica. Não adianta contratar ótimas agências de publicidade se ela não fizer o mínimo, que é prestar serviços de qualidade para seus clientes", diz ela. Sapiro faz uma releitura dos atributos usados na pesquisa, pelos quais os entrevistados avaliaram as empresas de seus setores. Por exemplo, as pessoas não ficam mais admiradas com a qualidade dos produtos e serviços, que é algo a se esperar, mas sim com o modo pelo qual essa qualidade foi alcançada. Seguindo esse raciocínio, por trás do atributo qualidade de produtos e serviços está a capacidade de a empresa relacionar-se com o mercado e com a comunidade, além de formar parcerias, associações e fusões. Da mesma forma, por trás dos atributos inovação e qualidade no ambiente de trabalho está, na opinião de Sapiro, a capacidade de a empresa sintonizar-se com a nova economia, sabendo aproveitar as novas tecnologias da Internet e Intranet para melhor se comunicar, gerar negócios e criar novos canais de relacionamento. "Um exemplo é o Itaú, que conseguiu passar essa imagem de modernidade para o público", afirma. Para ele, a empresa antenada com o novo gera, automaticamente, um bom ambiente de trabalho da empresa, pois abre novas perspectivas na carreira de seus funcionários.

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Postado por Patrícia Barbosa

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