Segue o esquema feito pela aluna Patricia Barbosa sobre Weber. Bastante oportuno...
Modelo Brurocrático...
Surgiu a partir de 1940 em função dos seguintes aspectos:
A fragilidade e as criticas da Teoria Clássica( pelo seu mecanicismo) e da Teoria das Relações Humanas ( pelo seu romantismo). Essas duas teorias revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Gera assim a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as formas de organização humana e principalmente as empresas.
O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram exigir modelos organizacionais mais bem definidos. As outras teorias eram insuficientes.
O ressurgimento da Sociologia da Burocracia
A BUROCRACIA É UMA FORMA DE ORGANIZACAO HUMANA QUE SE BASEIA NA RACIONALIDADE, ISTO É, NA ADEQUACAO DOS MEIOS AOS OBJETIVOS PRETENDIDOS, A FIM DE GARANTIR A MAXIMA EFICIÊNCIA POSSÍVEL NO ALCANCE DESSES OBJETIVOS. É A ORGANIZACAO EFICIENTE POR EXCELÊNCIA.
TIPOS DE SOCIEDADE
- Sociedade tradicional : onde predomina características patriarcais e patrimonialistas ex. família.
Autoridade tradicional: não é racional, o poder é herdado ou delegado. É extremamente conservador.
- Sociedade carismática: onde predomina características místicas, arbitrarias ex. grupos revolucionários
Autoridade carismática: não é racional,a personalidade influencia, é baseada no carisma
- Sociedade burocrática: onde predomina normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins ex. grandes empresas
Autoridade burocrática: baseia na promulgação, usa se leis como procedimentos corretos e formais.
CARACTERÍSTICAS
Caráter legal das normas e regulamentos (baseada em uma legislação própria que define como a organização devera funcionar- estrutura social legalmente organizada)
Caráter formal das comunicações (comunicações escritas para ter comprovação sempre- estrutura social formalmente organizada)
Caráter racional e divisão do trabalho (adequa sempre a eficiência da organização, isto atende a uma racionalidade de trabalho e poder.)
Impessoalidade nas relações (a distribuição das atividades é feita em termos de cargos e funções)
Hierarquia de autoridade ( estabelece os cargos, onde nenhum fika sem controle ou supervisão, tudo com regras especificas)
Rotinas e procedimentos padronizados ( fixa regras e normas tecnicas para o desempenho de cada cargo, impõe exigências , possui treinamento )
Competência técnica e meritocracia ( a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência. Necessidades de cursos, testes )
Especialização na administração ( separação entre propriedade e a administração; os administradores não são os donos)
Profissionalização dos participantes ( cada funcionário é profissional pois é especialista, assalariado...)
Completa previsibilidade do funcionamento (todos devem comportar se de acordo com as normas, tudo é estabelecido)
VANTAGENS
Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização
Precisão na definição do cargo e na operação
Rapidez nas decisões
Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação especifica e escrita
Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização e pouco erro
Continuidade da organização que escolhe novos funcionários pela capacidade
Redução do atrito entre as pessoas pois conhecem o que é exigido
Confiabilidade, onde as decisões são previsíveis
Hierarquia formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada
Publicado por Patricia Barbosa
0 comentários:
Postar um comentário