Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

ADMINISTRAÇÃO: A PROFISSÃO...


LEIAM, É MUITO IMPORTANTE!!!!!

Bom, estamos relatando muitas reportangens do ramo do administrador, mas o que é esta profissão? É lógico que existem muitas visões e conceitos diferentes, colocaremos um significado mais amplo de administração para voce, leitor do nosso blog, a partir neste conceito interar mais com suas opiniões e talvez até modifica-las.

1- Administrar consiste no ato de gerenciar, planejar, controlar e dirigir empresas ou organizações, tendo como objetivos principais a produtividade e a lucratividade.

2- Tem como atribuição a resposabilidade de implementar tudo que planejou, definindo os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que stiverem com problemas, alem de evitar desperdícios e prejuízos para a empresa.

3- Também atua no aproveitamento da mão-de-obra, admissao e contratação de funcionários, estabelece relações com a empresa e o contratados, tudo para garantir que o conjunto de fatores resultem no sucesso da empresa.

4- Em seu cotidiano, o administrador elabora e analisa relatórios, tabelas e organogramas, além de enfrentar muitos desafios financeiros, principalmente quando diz respeito à reorganização do trabalho, implantação de uma empresa, ou lançamento de um produto no mercado.

5- Para o desenvolvimento de todas as funções, é necessário que o administrador desenvolva habilidades de liderança, e que saiba transmitir as idéias às outras pessoas.

6- Para que o administrador desenvolva estas habilidades, o curso de administração contém diciplinas relacionadas à psicologia, sociologia, direito, matemática financeira e estatística.

7- O administrador deve procurar aprimorar suas competências básicas, deter conhecimento teórico, procurando se desenvolver cada vez mais através do estudo e análises de casos e simulação de situações específicas em empresas fictícias, buscando ainda o conhecimento de informática para um trabalho mais ágil e preciso.

Então galera, vamos comentar no post e colocar a opinião do que é fundamental nesses sete itens que o administrador tenha!

Postado por Patrícia Barbosa

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