Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

Teoria das Relações Humanas ou Abordagem Humanística

Começamos a estudar primeiramente em Teoria Geral da Administração (T.G.A), orientados pela professora Fernanda, a Teoria Clássica na qual destacava-se as experiências de Taylor e Henri Fayol. Aprendemos que a preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível dos operários. O conceito de "homem econômico " , o qual Taylor dizia que o operário era estimulado a trabalhar mais somente através de incentivos salariais ou materiais era (de fato) pouco contestável, até o surgimento da Teoria das Relações Humanas.
A Escola Humanística da Administração surgiu nos Estados Unidos, como consequência das experiências de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Ela foi basicamente um movimento de contestação ou oposição à desumanização do trabalho, decorrentes dos rígidos métodos científicos (importante lembrar do Estudo dos Tempos e Movimentos) da Teoria Clássica. Nela, o indivíduo passa a ser considerado como ser humano e não mais como uma simples máquina que só servia para produzir.
A Teoria das Relações Humanas transfere , então, a ênfase na tarefa e na estrutura para a ênfase nas pessoas. Através das experiências dos pesquisadores citados acima, surge o "homem social", mostrando que as recompensas e sansões sociais é que realmente difinem o rendimento do trabalhador, diferentemente do que argumentavam os pensadores clássicos.
Com isso, a organização passa a ser considerada como um conjunto de seres humanos que precisam de motivação, incentivos e estímulos para produzirem.
Logo, a Administração passa a ressaltar a importância dos siginificados de palavras como: MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA, COMUNICAÇÕES, ORGANIZAÇÃO INFORMAL e DINÂMICA DE GRUPO.

0 comentários: