Durante a visita os guias explanaram o modo de produção usado na fábrica, além dos programas de qualidade e de incentivo usados pelos gestores da empresa. A FIAT aplica em sua administração o Programa 5S (utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina); além do Programa de Qualidade Máxima, desenvolvido por ela mesma, e que engloba desde a perfeita fabricação do automóvel até o bem–estar de seu funcionário, envolvendo eles em atividades culturais e de lazer.
A empresa promove a motivação entre os funcionários através de políticas de premiação dentre os grupos divididos pela empresa. São variados prêmios (de eletrodomésticos a sorteios de carros) que envolvem cada operário e seus líderes. A ênfase em ter uma imagem familiar também é muito forte. A montadora promove festas de debutantes para as filhas dos funcionários, festas de casamento e no dia do trabalhador (1º de Maio) os presenteia com um show regado de premiações. Neste ano os cantores convidados foram Vitor e Leo.
“Ao eleger a educação e a inovação como pilares de suas estratégias socioculturais, a empresa reforça o ideal de contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes e criativos, instigando-os a construir um novo futuro para si mesmos e para o país.”
Fonte: http://www.fiat.com.br/br/afiat/sustentabilidade.jsp
1 comentários:
A visita na FIAT Automóveis realmente pode nos proporcionar uma melhor compreensão de como as idéias dos diversos teóricos estudados na disciplina de T.G.A e ecepcionalmente em Metodologia Científica ( os passos de Taylor) estão inseridos nas empresas.
O modo de produção, incentivo salarial, e programas de qualidade ficaram bem visíveis na FIAT.
Nada como ver na prática o que é estudado a fundo dentro da sala de aula.
Postar um comentário