Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

A Arte de Gerenciar Pessoas na Pequena Empresa

No vídeo “A arte de gerenciar pessoas na pequena empresa”, o Professor Mario Donadio mostra que o gerenciamento por meio da motivação e “energização” das pessoas possibilita a transformação de pequenas empresas em “fábricas” de empreendedores (pessoas experientes com aspirações complexas, são competentes e buscam o crescimento pessoal). A arte de gerenciar pessoas exige criatividade e domínio de técnica, é preciso atender as expectativas e aspirações de seus empregados através da justiça e do reconhecimento, respeitando o potencial e reafirmando o valor de cada um na empresa. O gerente deve lembrar sempre que pessoas têm dignidade e impulso de realização, deve envolvê-las no processo decisório e priorizar o trabalho em grupo. Donadio cita também a importância da visão otimista em relação aos funcionários, se é estabelecida uma boa imagem ela é conquistada. Confie na sua equipe que ela lhe trará um retorno positivo e sucesso para sua empresa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome eh Bruno Safar e estou cursando o 2ª periodo de administração de empresas na PUC Coracão Eucaristico. No texto postado por Naiara Abreu, vemos que há por parte da aluna um grande conhecimento da materia. Soube se expressar de forma clara e culta. Podemos esperar muito dela em sua tragetoria profissional. Boa sorte em seu curso e obrigado pela oportunidade de estar aqui comentando.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Lucas Reis Lara e curso o 1º período de Administração na UFMG. Gerenciar é uma das funções da administração, quando se fala em gerenciar pessoas é possível deduzir isto como "arte", em virtude da complicada tarefa de lidar com o corpo social de uma empresa, sua máquina humana. No artigo escrito por Naiara, vemos de forma explícita uma maneira de lidar com as pessoas, extraindo suas habilidades empreendedoras de forma a promover o sucesso da pequena empresa e o profissional de cada um envolvido no trabalho. Ótimo texto! Um abraço a todos os administradores.