Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

QFD - desenvolvimento da função qualidade

O QFD surgiu na década de 70 no Japão e só veio para o Brasil no anos 90. É um sistema que traduz as necessidades do cliente em apropriados requisitos para a empresa, em cada estágio do ciclo de evolução do produto, desde a pesquisa e o desenvolvimento até a engenharia, a produção, o marketing, as vendas e a distribuição. Esta ação pode ser de forma simples, seqüenciada em etapas como:

  • Finalidade do produto (a que necessidade e desejos o produto deve satisfazer)
  • Identificação das características do produto (que características materiais e tecnologia são necessárias)
  • Identificação dos processos (qual o fluxograma do processo e como áquelas características podem ser agregadas)
  • Plano tentativo de fabricação (se der certo será adotado com padrão)
Uma importante matriz do QFD é a casa da qualidade. Ela auxilia o desdobramento dos requisitos do cliente em especificações técnicas do produto e permite que sejam estipulados os valores metas para o desempenho em termos dessas características.
Com o QFD aumenta-se o comprometimento dos membros da equipe com as decisões tomadas, os mesmos desenvolvem uma compreensão comum sobre as decisões, suas razões e implicações.
Enfim, pode-se dizer que o seu nome em completo pela poderosa ferramenta, ou seja, com a sua prática resolve-se problemas, toma decisões e faz planejamentos.

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