O QFD surgiu na década de 70 no Japão e só veio para o Brasil no anos 90. É um sistema que traduz as necessidades do cliente em apropriados requisitos para a empresa, em cada estágio do ciclo de evolução do produto, desde a pesquisa e o desenvolvimento até a engenharia, a produção, o marketing, as vendas e a distribuição. Esta ação pode ser de forma simples, seqüenciada em etapas como:
- Finalidade do produto (a que necessidade e desejos o produto deve satisfazer)
- Identificação das características do produto (que características materiais e tecnologia são necessárias)
- Identificação dos processos (qual o fluxograma do processo e como áquelas características podem ser agregadas)
- Plano tentativo de fabricação (se der certo será adotado com padrão)
Com o QFD aumenta-se o comprometimento dos membros da equipe com as decisões tomadas, os mesmos desenvolvem uma compreensão comum sobre as decisões, suas razões e implicações.
Enfim, pode-se dizer que o seu nome em completo pela poderosa ferramenta, ou seja, com a sua prática resolve-se problemas, toma decisões e faz planejamentos.
0 comentários:
Postar um comentário