A rápida evolução tecnológica veio colocar à disposição meios para melhorar substancialmente a performance das organizações. No entanto, apesar dos elevados investimentos em tecnologias de informação, os resultados ficaram muito aquém das expectativas. Em grande parte, os fracassos devem-se ao fato de se terem utilizado as novas tecnologias para mecanizar as formas antigas de fazer as coisas. Os processos antigos permaneceram intactos (e consequentemente as suas deficiências) e os computadores eram, e são, utilizados apenas para torná-los mais rápidos.
O problema principal não está na velocidade dos processos, mas nos processos
A reengenharia " ... consiste no repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade” Michael Hammer e James Champy - "Reengineering the corporation"
- radical: a reengenharia implica redesenhar e não aperfeiçoamento, ajustamento ou modificação;
- processos: conjunto de actividades que, tomadas sistemáticamente, criam valor para os clientes;
- drásticas: a reengenharia só é chamada quando existe a necessidade de uma revolução.
“Reengenharia é mudar a forma com que o trabalho é feito. Reengenharia é começar novamente da estaca zero... É rejeitar os critérios convencionais e suposições recebidas do passado... É inventar novas abordagens para a estrutura do processo que tolerem pequena ou nenhuma semelhança com abordagens de situações anteriores.”(HAMMER, 1994)
“Reengenharia é repensar os fundamentos e mudar radicalmente os processos de negocio, objetivando alcançar melhorias drásticas, computadas através de índices críticos de performance, como custo, qualidade, serviço e tempo.” (HAMMER, 1993);
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