Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

Yamaha - eleita a marca mais querida do Brasil


Em 1955, no Japão, Genichi Kawakami fundou o que veio a ser a marca mais premiada e querida do Brasil, Yamaha Motor Company.
A Empresa deu início a sua produção em Janeiro de 1955 e as vendas em Fevereiro. Sua primeira motocicleta foi a 125 cc YA-1 conhecida popularmente como "Akatombo" ou "Libélula Vermelha".

Naqueles primeiros dias com o mercado em ascensão, a Yamaha Motor teve a idéia de participar de corridas como a melhor estratégia para mostrar claramente a superioridade do produto e alargar o reconhecimento da marca. Assim iniciou o sucesso. Em 1º de Julho de 1955, a Equipe Yamaha venceu a 3ª Corrida da Subida do Monte Fuji e varreu os primeiros nas competições que se sucvederam até o ano seguinte no Japão, quando passou a participar e destarcar-se também em competições internacionais (hoje o piloto da Equipe Yamaha, Valentino Rossi, é o líder da principal categoria de motovelocidade - Moto GP).

Desde a sua fundação o emblema da marca é um arranjo de três diapasões que incorporavam a idéia de "três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo". Hoje a nova definição é "clientes, sociedade e indivíduos". O que representa os três elementos da própria filosofia corporativa.

Em 1970 o Brasil comemorava a chegada da primeira indústria de motocicletas do país, a Yamaha Motor no Brasil na cidade de Guarulhos - SP. " Da terra do sol nascente veio também a garra de um povo empreendedor e obstinado, que queria a todo custo fazer a roda continuar a girar, na potência máxima, também no Brasil.

Quinze anos depois, a Yamaha consolidou ainda mais a ssuas raízes no Brasil, inaugurando, na Zona Franca de Manaus sua segunda fábrica brasileira, Yamaha Motor da Amazônia.
Sua excelência não se resume a motocicletas. A multinacional também é líder na linha náutica (motores de popa, veículos aquáticos) e de instrumentos musicais.

O ano de 2008 tem sido bastante comemorativo pela Yamaha no Brasil. No último dia 28 de Fevereiro a Editora Motorpress Brasil realizou mais uma edição do prêmio Moto de Ouro que consagrou as principais montadoras do país. Destaque para a Yamaha, agraciada como moto de ouro em quatro modelos (categorias diferentes), prêmio moto do ano, melhor design e marca mais querida.

Prêmios muito significativos no ano em que estima-se vender mais de 2 milhões de motos no país.

2 comentários:

Vinicius Britsch disse...

Parece que a área de administração que o Tiago mais gosta é o marketing kkkk
Já vi que ele vai querer q eu troque a minha Biz por uma Yamaha durante um bom tempo!!
Interessante a matéria, descreve a trajetória da empresa no país e sua filosofia de trabalho.
Abraço a todos do blog!

Douglas Sabino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.