Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

0 comentários

Alma de empreendedor.


Para ser um empreendedor de sucesso é essencial que tenha algumas características específicas. A garra, a força de vontade e a determinação são, talvez, as mais importantes, mas há outras a considerar.
Um empresário de sucesso deve ser criativo e fazer muita pesquisa. A iniciativa envolve decisões ousadas na procura de uma realização e independência.
Certa vez, ao inscrever-se em um destes concursos, o funcionário perguntou seu nome e ele prontamente respondeu: “Silvio Abravanel”, esta mesma pessoa pensou e disse: “Silvio Abravanel, não... vamos chamá-lo de Silvio Santos...”, e se maiores explicações estava criado o nome artístico que Senhor Abravanel utilizaria dali pra frente.
quais herdou, respectivamente, o modo de Ninguém tinha duvidas de que aquele jovem se tornaria um locutor famoso, e certamente muito mais do que aqueles que o inspiram. Seus ídolos eram César de Alencar e Héber de Bôscoli, dosfalar e o dialogo com o auditório, seu publico sempre feminino que receberia a denominação respeitosa de “colegas de trabalho”.
Na Rádio Nacional, Silvio começou como “locutor reserva” daquele com quem viria a trabalhar por algum tempo: Manoel de Nóbrega. Na mesma ocasião conheceu Carlos Alberto, filho de Manoel, e Ronald Golias. Em 1957, um ano depois de tê-la criado Manoel lhe transmitiria o controle da quase falida empresa que fez sucesso profissional do animador, o Baú da Felicidade. Assim foi a escalada gloriosa de Silvio Santos que de camelô a locutor, seja como vendedor ou animador, pouco a pouco, construiu sem sucesso revelando seu impressionante “poder de comunicação”. Conquistando, cada dia mais, seu definitivo lugar na história da comunicação.

0 comentários

ADMINISTRAÇÃO: A PROFISSÃO...


LEIAM, É MUITO IMPORTANTE!!!!!

Bom, estamos relatando muitas reportangens do ramo do administrador, mas o que é esta profissão? É lógico que existem muitas visões e conceitos diferentes, colocaremos um significado mais amplo de administração para voce, leitor do nosso blog, a partir neste conceito interar mais com suas opiniões e talvez até modifica-las.

1- Administrar consiste no ato de gerenciar, planejar, controlar e dirigir empresas ou organizações, tendo como objetivos principais a produtividade e a lucratividade.

2- Tem como atribuição a resposabilidade de implementar tudo que planejou, definindo os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que stiverem com problemas, alem de evitar desperdícios e prejuízos para a empresa.

3- Também atua no aproveitamento da mão-de-obra, admissao e contratação de funcionários, estabelece relações com a empresa e o contratados, tudo para garantir que o conjunto de fatores resultem no sucesso da empresa.

4- Em seu cotidiano, o administrador elabora e analisa relatórios, tabelas e organogramas, além de enfrentar muitos desafios financeiros, principalmente quando diz respeito à reorganização do trabalho, implantação de uma empresa, ou lançamento de um produto no mercado.

5- Para o desenvolvimento de todas as funções, é necessário que o administrador desenvolva habilidades de liderança, e que saiba transmitir as idéias às outras pessoas.

6- Para que o administrador desenvolva estas habilidades, o curso de administração contém diciplinas relacionadas à psicologia, sociologia, direito, matemática financeira e estatística.

7- O administrador deve procurar aprimorar suas competências básicas, deter conhecimento teórico, procurando se desenvolver cada vez mais através do estudo e análises de casos e simulação de situações específicas em empresas fictícias, buscando ainda o conhecimento de informática para um trabalho mais ágil e preciso.

Então galera, vamos comentar no post e colocar a opinião do que é fundamental nesses sete itens que o administrador tenha!

Postado por Patrícia Barbosa

0 comentários

Enquete

Por meio da palestra exposta por Ivan Junior na aula de " Qualidade e Processos de Trabalho", ministrada pelo professor André Gomes, notamos com clareza que o profissional do futuro é dotado de várias características as quais garantem o seu sucesso.
No entanto, todos nós (integrantes do blog), chegamos ao consenso de que algumas características são mais relevantes que outras.
Portanto, faremos um enquete com o objetivo de tentar esclarecer melhor nossas idéias, levando em consideração a opinião de outros estudantes e profissionais.
A enquete permanecerá até 10/06/08.
Participem!!!

0 comentários

Administrador ganha título de homem mais bonito do Brasil


Vinícius Ribeiro, de 26 anos, representou Espírito Santo no concurso Mister Brasil Mundo.
Premiação aconteceu na noite de sábado, no interior de Minas Gerais

O modelo, administrador e lojista Vinícius Ribeiro foi o vencedor do concurso Mister Brasil Mundo 2008, realizado na noite de sábado (8), em Poços de Caldas (MG). Ele disputou o título de homem mais bonito do país com outros 24 candidatos.
"O concurso tem que eleger um brasileiro que vai disputar o Mister Mundo. Como o Mister Brasil Mundo ainda não é tão forte quanto o Miss Brasil, existe essa possibilidade de candidatos representarem outros estados e não o seu de origem", disse ao G1 o diretor do evento, Henrique Fontes.


O candidato do Espírito Santo afirmou que está feliz com o título. "A disputa foi acirrada neste ano. O nível dos candidatos era alto. Todos estavam preparados e tinham potencial", contou. "Foi difícil, mas valeu a pena."

Na final, eles desfilaram usando smoking, sunga e roupa esportiva. Vinícius Ribeiro ficou em primeiro lugar e recebeu o título de Mister Brasil Mundo. O candidato de Minas Gerais, Maciel Mendes, ocupou a segunda colocação e ganhou o título de Mister Brasil Internacional.


De acordo com Fontes, que participa da organização do evento, Ribeiro ganhou um prêmio simbólico de R$ 3 mil, viagem para os Estados Unidos com acompanhante, guarda-roupa completo e terá direito aos cachês de apresentações, além das despesas pagas para participar do concurso Mister Mundo, que vai ser realizado na Itália.

E ae galera, até no ramo da beleza os administradores estão ganhando hein!!!!

Postado por Patrícia Barbosa

1 comentários

Clássicos do Mundo Corporativo



O livro “Clássicos do mundo corporativo”, de Max Gehringer, é além de um aprendizado, uma diversão. O autor que juntou os comentários que mais geraram manifestação dos ouvintes de seu programa diário expõe em sua obra ações cotidianas, dicas e situações embaraçosas dentro das instituições.

Gehringer aborda temas intrínsecos do mundo corporativo de maneira interessante. Faz textos curtos e de fácil leitura, porém de muita utilidade. Ele chega a falar sobre assuntos como o mau hálito e de que forma isso pode influenciar uma carreira, destaca também as diferentes personalidades e a necessidade de cada um dentro da empresa, isso tudo ora dando relatos verdadeiros, ora criando histórias fictícias.

O capítulo 43 é imperdível, uma entrevista com o “famoso” Randolph Brennan nos faz perceber que o mercado de trabalho se identifica até com o velho testamento bíblico.


"Até quem não “pratica” administração vai gostar desse livro. Garanto, pois o li a partir de uma indicação de Maria de Lourdes Muinhos, no caso, minha avó, aposentada, e ouvinte assídua da rádio CBN." Renata Muinhos

LEIAM !!!

3 comentários

O Perfil do Profissional do Futuro






No dia 14 de Maio, na aula de "Qualidade e Processos de Trabalho" (Professor: André Luis Gomes), o Psicólogo Ivan Junior ministrou a palestra com o tema "O Profissional do Futuro". A seguir há uma síntese com as idéias principais.

“Eu terei lugar no mercado de trabalho?”

Essa é a pergunta que mais aflige os jovens estudantes atualmente.
Em um mercado cada dia mais competitivo é óbvio que os melhores cargos são ocupados pelos melhores profissionais, fato que nos conduz a uma segunda pergunta:

Qual o perfil do profissional do futuro?”

O futuro é incerto para os estudantes que querem ingressar no mercado. A principal responsável pelas constantes mudanças no mundo do trabalho é a globalização, as inovações tecnológicas aproximam cada vez mais pessoas e lugares.
O primeiro desafio daquele que quer ter um lugar no mercado de trabalho é aprender a conviver com a incerteza e desenvolver a capacidade de adaptação, buscando estar sempre informado e atualizado.

O trabalho é considerado uma mercadoria, um objeto de troca.
A grande questão é:

“Quanto vale o meu trabalho?”

Os três tipos de competências profissionais exigidas são:

  • Competência para lidar com pessoas:
    Saber lidar com pessoas não é ser “bonzinho”, é ter atitude, liderá-las e orientá-las respeitando suas diferenças. Manter uma boa relação com as pessoas que dividem o mesmo ambiente de trabalho é essencial.
  • Competência para lidar com a informação:
    O mercado não procura apenas especialistas, como também e principalmente, profissionais generalistas. É necessário inovar, buscar constantemente novos conhecimentos e aperfeiçoar técnicas.
  • Competência para lidar com a tecnologia:
    É importante saber lidar com as ferramentas de comunicação e utilizar os recursos tecnológicos para aperfeiçoar as atividades e desenvolver novas habilidades, o que representa um diferencial no mercado cada vez mais competitivo.

Ainda há a idéia errônea de que há profissões de sucesso. Muitos jovens na hora de escolher uma carreira, colocam em primeiro plano aspectos como: elevada remuneração e oferta de emprego no mercado. Não que esteja totalmente errado, mas o primeiro passo na hora de escolher uma profissão é procurar algo que lhe satisfaça e que lhe proporcione prazer. O ser humano produz mais e com melhor qualidade aquilo que gosta de fazer. O profissional faz a sua carreira, o sucesso depende dele.

0 comentários

Um desafio para você!!!


O QUE É O DNA?
Um desafio nacional, de caráter cultural, promovido pelo Projeto Nacional de Educação a Distância - ProNEAD - em parceria com outras instituições.
CARACTERÍSTICAS DO DESAFIO: O evento é composto por 3 fases. A primeira fase é constituída por 4 tarefas surpresa. A segunda fase é constituída por 110 desafios abordando temas específicos: idiomas, profissões, vestibular, raciocínio lógico, música, esportes, curiosidades, atualidades, meio ambiente, tecnologia e um tema surpresa. A terceira fase é constituída por um enigma em formato surpresa.
AS EQUIPES: Poderão ser compostas por até 5 alunos. Toda equipe deve possuir um Professor Organizador.
INSCRIÇÕES DAS EQUIPES: Serão feitas exclusivamente pelos professores cadastrados, no site oficial do desafio.
DNA - Universitário: 01/03/2008 até 23/06/2008.
DNA - Ensino Médio: 01/03/2008 até 09/06/2008.
TAXA DE INSCRIÇÃO:R$50,00 por equipe.
QUANDO SERÁ O DESAFIO?
DNA - Universitário: entre 26/06/2008 e 07/07/2008.
DNA - Ensino Médio: entre 12/06/2008 e 23/06/2008.
PREMIAÇÃO:
1o colocado: troféus e notebooks.
2o colocado: troféus e Ipods Nano.
3o colocado: troféus.
Maiores informações pelo site oficial do DNA:
Lembrando também que essas informações estão espalhadas nos murais do CEFET-MG.

By Bráulio Humberto.

0 comentários

ENEAD 2008


VAMOS NOS DIVERTIR? ? ? ? ?

Realizado há 34 anos, O ENEAD é o maior evento brasileiro de estudantes do Brasil. O principal objetivo desses encontros é a integração dos estudantes de diversas regiões e as discussões sobre os rumos da profissão. O tema escolhido para o ENEAD BH é Administração 360º - Desafios do Século XXI que englobará os seguintes temas periféricos: Terceiro Setor, Comércio Exterior, Gestão do Conhecimento, Planejamento Estratégico e Qualidade de Ensino em Administração.
A programação científica será dividida em Palestras,Mini-Curso, Workshop e Painéis Temáticos.
Acontecerá na última semana de Julho, dos dias 21 a 25.
O local do evento será o centro de convenções Minas Centro.

Mas também não vamos deixar de citar o fato de que acontecerá muitas festas durante o evento, o que proporcionará maior interação com estudantes que virão do Brasil inteiro.


Você vai perder essa?
By Bráulio Humberto.

2 comentários

CHURRASCO ADMINISTRAÇÃO CEFET/MG


Dia 12 de Abril desse ano aconteceu o primeiro churrasco da turma de Administração 1º/2008. Foi um evento que pôde proporcionar aos alunos uma maior integração, em um ambiente descontraído podemos nos conhecer melhor e saber um pouco da trajetória de cada um até chegar ao curso de Administração no CEFET.
Afinidades se acentuaram e pré-julgamentos foram desfeitos, se alcançando dessa forma o objetivo inicial da festa: a interatividade com nossos colegas.
Devido ao enorme sucesso, no final desse semestre acontecerá mais um churrasco. Aguardem porque novidades estão para chegar!!

1 comentários

Aprenda com o Sebrae


Você interessado em ampliar sua visão na área de negócios ou aprimorar sua empresa, aqui são encontradas dicas de palestras interessantes promovidas pelo Sebrae/ MG. Serão ministradas por consultores, empresários e pela equipe técnica do Sebrae Minas.

Vale a pena ficar de olho e analisar a programação das próximas palestras:

21/05 - O valor do design para o seu negócio
Palestrante: Ricardo Martins

28/05 - As atitudes do vendedor campeão
Palestrante: Willian Caldas

Local da ação: Sebrae sede auditório - Avenida: Barão Homem de Melo 329 Nova Suiça.
Confira as outras palestras da Quarta gerencial 2008.

Visite o site http://www.sebraemg.com.br/



0 comentários

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A administração científica foi uma corrente que trouxe muitas mudanças para as empresas e para os trabalhadores.

A partir de vários estudos tentou-se colocar em prática conceitos que eram, antes, desconhecidos. Substituiu-se a maneira empírica pela científica de se produzir e trabalhar. Passou a ser valorizado a racionalização do tempo, com a diminuição de desperdícios e de custas - através da instrução dos funcionários de como eles deveriam agir, do tempo que deveriam trabalhar / descansar e quanto deveriam ganhar. Além disso, para alcançar os objetivos dos donos das empresas que adotaram esse método, houve a padronização das ferramentas e das máquinas, o aumento dos salários, diminuição da carga horária e maior especialização do trabalhador, que, agora, faria só um tipo de tarefa.

Mas, apesar de todo o estudo feito, essa teoria teve algumas crítica. Taylor foi considerado uma pessoa pessimista em relação aos humanos. Seu trabalho levou pessoas a acreditar que o operário era extremamente explorado, sendo tratado como um robô, que só executa tarefas. Por exemplo, o estudo da fadiga do homem tinha o intuito, apenas, de maximizar a produção, estando muito aquém da preocupação com a saúde do trabalhador. Além disso, a administração científica foi criticada por pensar só no “sistema fechado”. As variações do mercado e a necessidade real da população não eram prioridades para o empreendedor, o que aumentava as chances de outras empresas ganharem espaço.

1 comentários

VISITA À FIAT AUTOMÓVEIS


No dia 24 de Abril, quinta-feira, fomos à fábrica da Fiat, situada em Betim, para realizarmos uma visita técnica. Além de podermos ver como são fabricados os carros, percebermos um traço muito marcante da teoria da administração científica proposta por Taylor. A linha de produção e a maneira como cada trabalhador executa sua tarefa foi de grande valia para vermos na prática tudo o que foi aprendido na teoria dentro de sala de aula.

Durante a visita os guias explanaram o modo de produção usado na fábrica, além dos programas de qualidade e de incentivo usados pelos gestores da empresa. A FIAT aplica em sua administração o Programa 5S (utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina); além do Programa de Qualidade Máxima, desenvolvido por ela mesma, e que engloba desde a perfeita fabricação do automóvel até o bem–estar de seu funcionário, envolvendo eles em atividades culturais e de lazer.

A empresa promove a motivação entre os funcionários através de políticas de premiação dentre os grupos divididos pela empresa. São variados prêmios (de eletrodomésticos a sorteios de carros) que envolvem cada operário e seus líderes. A ênfase em ter uma imagem familiar também é muito forte. A montadora promove festas de debutantes para as filhas dos funcionários, festas de casamento e no dia do trabalhador (1º de Maio) os presenteia com um show regado de premiações. Neste ano os cantores convidados foram Vitor e Leo.

“Ao eleger a educação e a inovação como pilares de suas estratégias socioculturais, a empresa reforça o ideal de contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes e criativos, instigando-os a construir um novo futuro para si mesmos e para o país.”

Fonte: http://www.fiat.com.br/br/afiat/sustentabilidade.jsp

0 comentários

Teoria das Relações Humanas ou Abordagem Humanística

Começamos a estudar primeiramente em Teoria Geral da Administração (T.G.A), orientados pela professora Fernanda, a Teoria Clássica na qual destacava-se as experiências de Taylor e Henri Fayol. Aprendemos que a preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível dos operários. O conceito de "homem econômico " , o qual Taylor dizia que o operário era estimulado a trabalhar mais somente através de incentivos salariais ou materiais era (de fato) pouco contestável, até o surgimento da Teoria das Relações Humanas.
A Escola Humanística da Administração surgiu nos Estados Unidos, como consequência das experiências de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Ela foi basicamente um movimento de contestação ou oposição à desumanização do trabalho, decorrentes dos rígidos métodos científicos (importante lembrar do Estudo dos Tempos e Movimentos) da Teoria Clássica. Nela, o indivíduo passa a ser considerado como ser humano e não mais como uma simples máquina que só servia para produzir.
A Teoria das Relações Humanas transfere , então, a ênfase na tarefa e na estrutura para a ênfase nas pessoas. Através das experiências dos pesquisadores citados acima, surge o "homem social", mostrando que as recompensas e sansões sociais é que realmente difinem o rendimento do trabalhador, diferentemente do que argumentavam os pensadores clássicos.
Com isso, a organização passa a ser considerada como um conjunto de seres humanos que precisam de motivação, incentivos e estímulos para produzirem.
Logo, a Administração passa a ressaltar a importância dos siginificados de palavras como: MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA, COMUNICAÇÕES, ORGANIZAÇÃO INFORMAL e DINÂMICA DE GRUPO.

2 comentários

A Arte de Gerenciar Pessoas na Pequena Empresa

No vídeo “A arte de gerenciar pessoas na pequena empresa”, o Professor Mario Donadio mostra que o gerenciamento por meio da motivação e “energização” das pessoas possibilita a transformação de pequenas empresas em “fábricas” de empreendedores (pessoas experientes com aspirações complexas, são competentes e buscam o crescimento pessoal). A arte de gerenciar pessoas exige criatividade e domínio de técnica, é preciso atender as expectativas e aspirações de seus empregados através da justiça e do reconhecimento, respeitando o potencial e reafirmando o valor de cada um na empresa. O gerente deve lembrar sempre que pessoas têm dignidade e impulso de realização, deve envolvê-las no processo decisório e priorizar o trabalho em grupo. Donadio cita também a importância da visão otimista em relação aos funcionários, se é estabelecida uma boa imagem ela é conquistada. Confie na sua equipe que ela lhe trará um retorno positivo e sucesso para sua empresa.

0 comentários

Olho na anticompetência

Você conhece o negócio, entrega resultados e ainda assim não é promovido? Talvez isso aconteça por causa de uma anticompetência. Essa é uma expressão nova na gestão de carreira para um problema antigo. No caso, um comportamento ou uma característica pessoal ruim que pode ofuscar suas qualidades profissionais. Um único traço negativo pode comprometer a evolução da carreira.
Para identificar as anticompetências de cada profissional estudos foram analisados, na qual ouviram mais de 6 000 pessoas nos Estados Unidos, detectando 19 comportamentos que podem prejudicar a carreira porém podem ser corrigidas.
A seguir, as cinco anticompetências mais comuns no mundo corporativo, por ordem de incidência, de acordo com o levantamento da Lominger-Korn/Ferry. Descubra quais são as suas e comece já a enfrentá-las.
1. ADMINISTRAÇÃO EM EXCESSO: Confiar na própria capacidade é uma qualidade. Em excesso, pode causar dificuldades para trabalhar em equipe. A pressão corporativa tende a estimular esse problema, já que as pessoas têm medo de errar. Um administrador excessivo não potencializa as competências do grupo, desapontando pessoas e desperdiçando talentos.

2. INSENSIBILIDADE AO OUTRO: Não deixar as pessoas à vontade ou não prover condições de aprendizado é uma anticompetência relacionada à insegurança. Um líder assim pode ser um problema, já que, por desconhecer a equipe, barra promoções e não consegue identificar sucessores. A hostilidade acaba afastando as pessoas e prejudicando os resultados da área. Não deixe de dar atenção às reações dos outros em relação às suas atitudes.

3. POSTURA DEFENSIVA: Ninguém gosta de críticas. Uma postura defensiva em relação a elas, porém, não resolve nada. Para quem não resiste a uma crítica, cuidado! Melhor um feedback negativo em tempo do que uma demissão por incompetência.

4. ARROGÂNCIA: Insegurança também é a base aqui. Valorizar-se demais e contar vantagem é uma defesa às próprias fraquezas. Um arrogante, em geral, não tem conteúdo para justificar a imagem que vende de si. Poucas pessoas são capazes de admitir esse defeito, mas, se lá no fundo você sabe que sofre desse mal, cuide do ego e avalie suas deficiências. Depois, observe as habilidades das pessoas ao seu redor, valorizando o que cada uma tem para colaborar no seu desenvolvimento.

5. EXCESSO DE DEPENDÊNCIA DE UM ÚNICO TALENTO: Em tempos de mudança não basta ser bom em uma coisa só. Essa anticompetência está muito relacionada ao sistema de ensino, que induz o profissional a desde cedo focar nas habilidades natas. As empresas querem pessoas com soluções para problemas diferentes. Os efeitos podem ser desastrosos. Se o profissional for colocado em um cargo para o qual não está preparado, suas deficiências estarão mais expostas e sua imagem pode ficar prejudicada.

0 comentários

Empresa complexa, gestão exemplar

Gerir pessoas não é uma atividade simples. Muito menos em grandes organizações.
Imagine o quanto é complexo transmitir os valores, manter o mesmo pacote de benefícios e “falar” ao mesmo tempo com um time espalhado por 200 cidades? E estimular os funcionários a ter cabeça de dono? Uma trabalheira! Mais ainda quando se exige deles o compromisso com a produtividade para que se sintam responsáveis, na ponta, por um faturamento de milhões ou bilhões de reais.
Para algumas companhias essa é uma encrenca daquelas. Mas grandes empresas lidam bem com isso. Mesmo tendo de encarar outra variável que ajuda a tornar o ambiente complexo: a alta qualificação de seus profissionais.

Como as organizações conseguem encarar esse desafio e superá-lo? O segredo está na parceria entre o presidente da empresa e a equipe de recursos humanos. Empresas complexas costumam ter um dirigente de RH com maior peso político, que tem experiências em outras áreas da empresa, entende do negócio e se destaca entre os pares. Já o presidente se mantém próximo ao RH porque a gestão de pessoas passa a ser crítica para o sucesso do negócio nas organizações maiores. Uma união que dá resultado em companhias como:

Bradesco

Por que ela é complexa – No Bradesco, trabalham mais de 63 000 pessoas espalhadas por 1 657 lugares.
Como lida com a complexidade – Pode parecer impossível gerir tanta gente assim, mas o banco dá conta. Como explica Milton Matsumoto, diretor-executivo do Bradesco: “O banco sempre tratou o quadro de funcionários com muita transparência”. A concessão de benefícios é igual para todos, assim como os treinamentos. O plano de saúde também é o mesmo. O valor do vale-alimentação é igual para quem trabalha em São Paulo ou no interior de qualquer estado brasileiro. Assim como o curso para treinar quem é caixa: é o mesmo em todo o país. Desse batalhão de gente, o maior grupo (30%) é composto por pessoas que têm de 36 a 45 anos de idade. Dos mais de 63 000 colaboradores, 72% têm ensino superior completo ou incompleto e 8% têm pós. Os colaboradores mais jovens dão mais importância ao desenvolvimento, enquanto os mais velhos se identificam mais com a empresa.

Magazine Luiza

Por que ela é complexa – A rede de varejo Magazine Luiza está espalhada por mais de 290 cidades. Em agosto, eram 10 300 colaboradores — o número aumenta constantemente — espalhados por sete estados. A rede tem 363 lojas, seis centros de distribuição e um escritório central.
Como lida com a complexidade – “Buscamos implementar políticas de RH igualitárias”, diz Telma Geron, diretora de RH. Isso significa oferecer o mesmo plano de saúde e auxílio-creche para todos os funcionários, sem diferença por localidade. Telma explica que a empresa se esforça ainda para que todos saibam de tudo o que acontece nas lojas em até 24 horas. Isso contribui para que as pessoas se sintam parte de um todo. A comunicação ocorre via intranet. Além disso, toda semana, o pessoal assiste à TV Luiza, que leva ao ar um programa ao vivo, com cerca de 40 minutos. Ele é assistido antes de as lojas abrirem. A empresa criou também a Rádio Luiza, que tem uma programação sob medida e vai ao ar todos os dias nas lojas, nos centros de distribuição, no escritório central e na espera telefônica. Tem ainda o disque-denúncia, que funciona por e-mail ou telefone. “Estamos todos alinhados. Estamos descentralizados, mas andamos com um corpo único”, explica Telma. Todo esse esforço para haver transparência. “Aqui, qualquer pessoa pode falar com qualquer pessoa”, diz Luiza Helena Trajano, presidente da rede. “O jogo é aberto, olho no olho. E disso todo mundo gosta.”