Quem Somos e Objetivos

Somos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Este blog é fruto de um projeto didático criado pela professora Fernanda Machado Freitas (Teoria Geral da Administração) e apoiado pelo professor Jorge Quintão (Informática). Temos por objetivo torná-lo uma espécie de diário estudantil, onde dividiremos com outras pessoas interessadas no assunto os conhecimentos aprendidos enquanto estudantes e experiências enquanto administradores e profissionais, que buscam uma carreira de sucesso. Agradecemos aos professores responsáveis pelo projeto a oportunidade de crescimento como administradores, uma vez que o blog nos propicia novos meios de informação e nos prepara para o trabalho em equipe, muito importante em toda organização.

Esperamos que o blog enriqueça seus conhecimentos sobre a administração e sua ampla área de atuação!


Criticas e sugestões são muito bem-vindas, deixe seu recado.

O Perfil do Profissional do Futuro






No dia 14 de Maio, na aula de "Qualidade e Processos de Trabalho" (Professor: André Luis Gomes), o Psicólogo Ivan Junior ministrou a palestra com o tema "O Profissional do Futuro". A seguir há uma síntese com as idéias principais.

“Eu terei lugar no mercado de trabalho?”

Essa é a pergunta que mais aflige os jovens estudantes atualmente.
Em um mercado cada dia mais competitivo é óbvio que os melhores cargos são ocupados pelos melhores profissionais, fato que nos conduz a uma segunda pergunta:

Qual o perfil do profissional do futuro?”

O futuro é incerto para os estudantes que querem ingressar no mercado. A principal responsável pelas constantes mudanças no mundo do trabalho é a globalização, as inovações tecnológicas aproximam cada vez mais pessoas e lugares.
O primeiro desafio daquele que quer ter um lugar no mercado de trabalho é aprender a conviver com a incerteza e desenvolver a capacidade de adaptação, buscando estar sempre informado e atualizado.

O trabalho é considerado uma mercadoria, um objeto de troca.
A grande questão é:

“Quanto vale o meu trabalho?”

Os três tipos de competências profissionais exigidas são:

  • Competência para lidar com pessoas:
    Saber lidar com pessoas não é ser “bonzinho”, é ter atitude, liderá-las e orientá-las respeitando suas diferenças. Manter uma boa relação com as pessoas que dividem o mesmo ambiente de trabalho é essencial.
  • Competência para lidar com a informação:
    O mercado não procura apenas especialistas, como também e principalmente, profissionais generalistas. É necessário inovar, buscar constantemente novos conhecimentos e aperfeiçoar técnicas.
  • Competência para lidar com a tecnologia:
    É importante saber lidar com as ferramentas de comunicação e utilizar os recursos tecnológicos para aperfeiçoar as atividades e desenvolver novas habilidades, o que representa um diferencial no mercado cada vez mais competitivo.

Ainda há a idéia errônea de que há profissões de sucesso. Muitos jovens na hora de escolher uma carreira, colocam em primeiro plano aspectos como: elevada remuneração e oferta de emprego no mercado. Não que esteja totalmente errado, mas o primeiro passo na hora de escolher uma profissão é procurar algo que lhe satisfaça e que lhe proporcione prazer. O ser humano produz mais e com melhor qualidade aquilo que gosta de fazer. O profissional faz a sua carreira, o sucesso depende dele.

3 comentários:

Renata Muinhos disse...

Ótimo texto Naiara! Acho legal comentar também que o profissional do futuro tem que ,acima de tudo, saber conciliar o trabalho com as horas de lazer né, pra não ficar estressado hehehe !!!

Naiara Abreu disse...

Claro, a diversão é essencial =]

Nathália Arrà disse...

Gostei do texto Naiara.
Além de tudo que já foi dito, nós, como profissionais do futuro precisamos ter a destreza para lidar com desafios. Creio que desde o 1º perído já estamos sendo treinados p/ isso hehe!!

Nathália de Paula
1º período de Administração Pública
Fundação João Pinheiro